SEO e Marketing Digital para Eletricista

Proprietários residenciais e empresariais precisam constantemente de um eletricista qualificado. E quando isso acontece, a maioria deles procuram por profissionais ou empresas especializadas na internet. Isso significa que, para alcançar novos clientes e ajudá-los com suas necessidades elétricas, sua empresa deve estar visível na internet. O Search Engine Optimization ou SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) é a melhor maneira de tornar sua empresa visível na internet.

O SEO envolve práticas que melhoram seu site para que o Google possa classificá-lo nos resultados de pesquisa para palavras-chave e frases relevantes. Quanto melhor é a sua classificação nos buscadores online, maior é a probabilidade de seus clientes acessarem o seu site. Quer descobrir como aplicar o SEO em seu site? Então confira este post até o final e veja várias dicas de marketing digital para eletricistas.

Por que eletricistas precisam de SEO?

Os consumidores de hoje encontram os produtos e serviços de que precisam usando mecanismos de busca como o Google. Eles utilizam algumas palavras-chave para descrever o que estão procurando como, “eletricista em São Paulo”, acessam os resultados e clicam nos sites que oferecem os serviços de que precisam.

Se o site da sua empresa oferece as informações desejadas, o visitante pode acabar se tornando um cliente. Na maioria dos casos, no entanto, eles não procuram muito antes de clicar em um site. De fato, 71% dos usuários da internet clicam em um resultado de primeira página e 68% clicam em um dos primeiros cinco resultados de pesquisa.

Mas os melhores resultados para qualquer palavra-chave não chegam lá aleatoriamente, tudo isso é o produto de SEO. Otimizar o site para os mecanismos de pesquisa aprimora suas classificações para as palavras-chave associadas à sua empresa. Isso ajuda você a alcançar pessoas que precisam de seus serviços, criar novos Leads e atrair mais clientes que precisam de serviços elétricos.

Nota: você pode ver na imagem acima, que após aplicar algumas técnicas básicas de SEO e marketing digital, o profissional Técnico Vanderlei conseguiu as primeiras posições para a pesquisa “Eletricista em Rio das Ostras“.

Toda vez que alguma pessoa se depara com algum problema elétrico, a tendência é que ela busque no Google por algum profissional para sanar o problema.

Quando você consegue ranquear nas primeiras posições do Google, a chance de você conseguir um grande número de serviços é enorme.

SEO para eletricistas

SEO é um processo contínuo que leva tempo para obter os resultados pretendidos. Por isso, é importante seguir um passo a passo para melhorar cada vez mais a otimização do site.

1. Pesquisa de palavras-chave

Antes de otimizar seu site, você precisa identificar as palavras-chave e frases que seus clientes em potencial usam ao pesquisar seus serviços. Estas são as palavras-chave que você precisa enfatizar, pois são elas que desempenham um papel importante na sua estratégia.

Você pode começar com palavras-chave que descrevam o que você oferece, como “eletricista” ou “profissional de elétrica”. Em seguida, use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Keyword Planner do Google e Ubersuggest para expandir sua lista e determinar as melhores palavras-chave para sua empresa.

Observe o volume de buscas por profissionais em algumas cidades. Estando bem posicionado, você pegará grande parte desses serviços.

2. Otimização dos elementos da página

A otimização dos elementos da página do site permite que os mecanismos de pesquisa compreendam informações sobre suas páginas, informando-as quando elas aparecerão nos resultados da pesquisa.

Otimize cada página para uma das palavras-chave que você identificou em sua pesquisa, incluindo-a no título da página, nas tags de cabeçalho, na descrição e no texto geral. Mas tenha cuidado com o excesso para não ser confundido com spam. Quando você usa uma palavra-chave muitas vezes em uma página, os mecanismos de busca podem banir seu site por pensar que você está tentando enganar o sistema.

Usar palavras-chave que não soam naturais pode levar a uma penalidade do Google, o que realmente prejudica suas chances de se posicionar na primeira página. Assim, a chave para otimizar as páginas é integrar suas palavras-chave de forma natural.

3. Link Building

Além de otimizar a página, o maior fator na classificação do seu site é a sua rede de backlinks. Isso se refere à qualidade e quantidade de links que outros sites usam para referenciar o seu.

Os mecanismos de pesquisa veem os links de outros sites como votos confiáveis para o seu site. A qualidade dos sites associados a você também é importante. Um link de um site confiável é mais valioso do que um link de um site de spam.

Criar links de outros sites é mais difícil do que otimizar o conteúdo do seu site. Você precisará entrar em contato com blogueiros, editores de notícias e outros editores online e estabelecer relações com eles.

4. Conteúdos com técnicas de SEO

Muitos sites de eletricistas carecem de conteúdo sério. Eles oferecem informações básicas sobre seus serviços e algumas informações de contato. Primeiro, adicionar novas páginas permite otimizar seu site para palavras-chave adicionais. Isso é especialmente útil quando você inicia um blog que trata de perguntas frequentes ou perguntas de clientes, como: “como ler um painel elétrico” ou “como instalar um gerador de emergência“.

Adicionar essas páginas pode trazer mais tráfego para seu site e, em alguns casos, os visitantes ficarão interessados em seus serviços. O conteúdo também é útil para criar links. Afinal, ninguém quer enviar seus visitantes para um site chato. Você precisa de algo interessante, informativo ou divertido para seus leitores.

Esse conteúdo pode variar de artigos sobre tópicos de eletricidade a vídeos informativos. Isso mostra ao Google que você está atualizando seu site ativamente, dando aos visitantes algo para ler ou assistir e incentivando outros sites a se conectarem com você. Em outras palavras, o conteúdo é a espinha dorsal da sua estratégia de SEO.

5 dicas de marketing digital para eletricistas

Estrutura básica de marketing digital para eletricistas

Você já deve ter percebido que a internet se tornou algo muito importante para a nossa sociedade. É por essa razão que o marketing digital é tão importante para profissionais e empresas que desejam divulgar seus produtos ou serviços. Por isso, você como eletricista não pode deixar essa estratégia de lado. Pensando nisso, resumimos algumas abordagens essenciais para divulgar seu serviço na internet:

  • Site e blog: como mencionamos anteriormente, para aplicar o SEO na prática é preciso ter um site e um blog integrado. Esse é o principal endereço dos seus serviços na internet, pois é a partir dele que você utilizará outras plataformas e ferramentas para divulgar seu nome.
  • Redes sociais: hoje em dia todo mundo tem Facebook ou Instagram. Por isso, divulgar nas redes sociais é uma prática simples com grandes resultados. Invista nesta prática como uma extensão do seu site.
  • Anúncios: embora o SEO otimize seu site para gerar tráfego orgânico, você pode e deve impulsionar seu site para o tráfego pago. Ambas as estratégias são ótimas formas de gerar tráfego e ser contratado pelos visitantes.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais clientes para os seus serviços

Veja como eu consegui atrair mais de 100 clientes para um eletricista, apenas utilizando um site e aplicando estratégias simples de marketing digital e SEO Local. Qualquer um pode fazer!

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados